Ultimate Technology: Supercomputador de US$ 1,6 bilhão vai simular cérebro humano

Publicado: 12/02/2013 em Ultimate Technology
Tags:

Cérebro

Com financiamento de US$ 1,6 bilhão, um grupo de mais de 200 pesquisadores europeus pretende simular o funcionamento do cérebro humano, e para isso, será necessário desenvolver um supercomputador cerca de mil vezes mais poderoso que os atuais.

O Projeto Cérebro Humano tem o objetivo de coletar e consolidar todas as informações conhecidas, produzidas por médicos e cientistas ao redor do mundo, relacionadas ao cérebro humano. Com essa informações e a ajuda de um supercomputador, os cientistas acreditam que será possível simular o funcionamento do cérebro. A pesquisa contribuirá para o desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico e uma melhor compreensão de doenças neurológicas como o Mal de Parkinson e Alzheimer.
Além dos benefícios científicos no campo do conhecimento neurológico, a construção do supercomputador deve ajudar a desenvolver uma tecnologia totalmente nova nas áreas de computação e robótica. O projeto prevê a construção de novos sistemas de computação e robôs com base na arquitetura e nos circuitos cerebrais.
De acordo com o vídeo de divulgação do projeto, pesquisadores publicam anualmente cerca de 60 mil artigos relacionados ao cérebro. No entanto, a maioria é focada em uma pequena parte do cérebro: uma molécula, uma região, um mapa ou uma função.

O Projeto Cérebro Humano iria integrar essas descobertas e criar modelos para explorar como os circuitos neurais são organizados e como dão origem ao comportamento e cognição.
O projeto está previsto para durar 10 anos e deve reunir pesquisadores de aproximadamente 80 instituições ao redor mundo. Além do pesquisadores europeus, o projeto irá contar com parceiros americanos e japoneses e será coordenado pelo neurocientista sul-africano Henry Markram da École Polytechnique Federale de Lausanne (EPFL), na Suíça.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s