#09 New Age 2.0 Studios.Inc – T.I. – iTunes

Publicado: 27/02/2013 em T.I - Tecnologia Informativa

iTunesLOGO

O iTunes é parte de um software que lhe permite adicionar, organizar e reproduzir sua coleção de mídia digital em seu computador, bem como sincronizá-la com um equipamento portátil. Ele é um reprodutor fonógrafo como os da linha do MusicMatch e Windows Media Player e você pode usá-lo numa máquina Mac ou Windows. A diferença mais significativa entre o iTunes e outros reprodutores de mídia é a Music Store embutida no iTunes (onde também você pode obter podcasts, vídeos de músicas, filmes, livros em áudio e shows de TV) e sua integração multi-nível com o iPod portátil mídia player da Apple.

itunes5my5

Mas um reprodutor de mídia portátil não é a única maneira de ouvir música através do iTunes. No seu computador Mac OS X ou Windows 2000/XP, antes de mais nada, se você tem uma placa de som e um conjunto de alto-falantes, isso é tudo que você precisa para usar o iTunes. Você também pode suar sua biblioteca iTunes em um dos telefones iTunesMotorola/Cingular, que lhe permitem baixar até 100 músicas no telefone. O hub de rede sem fios da Apple, AirPort Express, é agora “AirPort Express com AirTunes”: você pode executar músicas do iTunes sem fio de seu computador para os alto-falantes do seu home-theater conectados ao hub. Com esta configuração, você controla a reprodução via computador. Com outro receptor iTunes, o SoundBridge da Roku Network Music Player, você controla tudo através do controle remoto do SoundBridge. Então você não se limita a nenhuma opção única quando se trata de ouvir uma gravação. Mas você está limitado de muitas outras maneiras.

ipod_touch_34l_5up_allcolors_nowplaying_print-e1347477496888

A compatibilidade do iTunes no domínio dos reprodutores portáteis é um pouco confusa, o que é parte do porquê algumas pessoas evitam o iTunes totalmente. Você pode usar o software iTunes Mac com, vamos dizer, um MP3 player Creative Nomad. Mas o iTunes para Windows apenas comporta o iPod – se você conecta um Creative Nomad a uma máquina Windows rodando o iTunes, o software não o lerá. Não há versão do iTunes para máquinas Linux. Mas há desvios para isso – apenas faça uma pesquisa por “acessos iPod Linux”.

Então o iTunes (ou ao menos a versão Mac) suporta outros reprodutores além do iPod. Mas aqui é onde se torna ainda mais complicado: não importa que computador esteja sendo usado, não é possível fazer download de músicas compradas da iTunes Music Store para um reprodutor que não seja o iTunes. As músicas baixadas da iTunes Store são protegidas pelo formato proprietário Apple DRM (gerenciamento digital de direitos), formato de arquivo protegido AAC que a Apple não licencia para ninguém. O único dispositivo que pode reproduzir esses arquivos são aqueles com a habilidade de decodificar o Apple DRM, que inclui seu computador rodando iTunes, um iPod, um telefone iTunes e seus alto-falantes conectados ao AirPort Express. Você não pode rodá-los no Roku’s SoundBridge, porque a Apple licenciou para o Roku o software iTunes menos a decodificação DRM.

Para rodar os arquivos da iTunes Music Store em reprodutores portáteis além do iPod, é preciso primeiro gravá-los em CD como arquivos MP3. A codificação DRM não faz isso ao CD. Então você converte os arquivos agora desprotegidos de volta na biblioteca iTunes e faz o download delas para o reprodutor.

Agora nós sabemos quais dispositivos funcionarão ou não com o software iTunes. A seguir, descobriremos o que você pode fazer com o software se você tem o hardware correto (ou o hardware errado com o acesso correto).

A loja virtual criada pela Apple permite que qualquer pessoa — com ou sem dispositivo iOS — possa adquirir músicas e filmes facilmente.

03-itunes-appstore

Há praticamente uma década, a iTunes Store chegou para se tornar um dos ícones de referência em lojas virtuais no mercado fonográfico. Hoje, ela concorre diretamente com os preços dos discos físicos, além de se destacar entre as poucas (boas) opções de consumo virtual de música até o momento.

Tanto sucesso também está relacionado ao programa próprio da loja virtual, que é um dos mais importantes e eficazes gerenciadores de bibliotecas de mídia e reprodução de arquivos — o iTunes. Assim, além de comprar músicas e filmes pela iTunes Store, você também pode executá-los através do aplicativo próprio da loja.

Disponível tanto para Mac quanto para PC, o iTunes possui uma interface moderna e simples de ser manuseada. O programa também é o sincronizador de arquivos oficial dos aparelhos da Apple.

No entanto, tendo ou não um dispositivo com iOS, a iTune Store pode facilmente conquistar você por apresentar diversos conteúdos musicais e cinematográficos de forma simples. E foi pensando nas vantagens que o iTunes pode lhe oferecer que o Tecmundo listou os principais passos para comprar os conteúdos da loja virtual. Escolha os produtos de seu interesse e boas compras!

 
itunes-logo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s