ESPECIAL- AC/DC

Publicado: 07/04/2013 em ESPECIAIS

AC/DCAC/DC é uma banda de rock formada em Sydney, Austrália em 1973 pelos irmãos: Angus e Malcolm Young. A banda é normalmente classificada como hard rock e considerada uma das pioneiras do heavy metal.

Informações:

Gênero: Hard rock, heavy metal, blues-rock, rock and roll.

Período em atividade: 1973 – atualmente

País de Origem:  Austrália

Antecedentes e nome:

Os irmãos Angus, Malcolm e George Young nasceram em Glasgow, Escócia, e se mudaram para Sydney com a maioria de sua família em 1963. George foi o primeiro a aprender a tocar guitarra. Ele se tornou um membro da Easybeats, uma das bandas mais bem sucedidas da Austrália da década de 1960. Em 1966, eles se tornaram o primeiro ato local de rock a ter um sucesso internacional, com a canção “Friday on My Mind”. Malcolm seguiu os passos de George tocando com uma banda de Newcastle, New South Wales, chamada de Velvet Underground (não deve ser confundida com a nova-iorquina Velvet Underground).

Os irmãos sentiram que esse nome simbolizava a energia da banda e o amor deles pela música.”AC/DC” é pronunciado uma letra por vez, embora a banda seja conhecida popularmente pela pronúncia “Acca Dacca” na Austrália. “AC/DC” é uma abreviação de “alternating current/direct current” (que em português significa “corrente alternada/corrente contínua”)

Angus & Malcolm

Primeiros anos:

Em novembro de 1973, Malcolm e Angus Young formaram o AC/DC e recrutaram o baixista Larry Van Kriedt, o vocalista Dave Evans e o baterista Colin Burgess. A banda se apresentou pela primeira vez em um clube chamado Chequers em Sydney em 1973. Mais tarde assinaram com a Albert Productions. Burgess foi o primeiro membro demitido, e vários baixistas e bateristas passaram pela banda durante 1974.

Os irmãos Young decidiram que Evans não era o vocalista adequado para o grupo, porque eles sentiram que ele era mais um glam rocker como Gary Glitter. Evans não se dava bem com Dennis Laughlin, o que também contribuiu para a saída de Dave Evans da banda. Bon Scott, um vocalista experiente e amigo de George Young, estava interessado em se tornar o novo vocalista da banda. O único vídeo da banda com Dave Evans pode ser encontrado no YouTube procurando por “AC/DC before Bon Scott”. O vídeo muito antigo mostra a banda tocando o single “Can I Sit Next To You Girl”.

A era Bon Scott:

Em setembro de 1974, Bon Scott substitui Dave Evans. A banda havia gravado apenas duas músicas com Evans, “Rockin’ in the Parlour” e “Can I Sit Next to You Girl”. (esta segunda música foi regravada com Bon Scott, tornando-se a sétima faixa da versão australiana do álbum T.N.T. e a sexta faixa da versão internacional do álbum High Voltage).

Em janeiro de 1975, foi lançado na Austrália o álbum High Voltage, levou apenas dez dias para ser gravado. Em poucos meses, a formação da banda foi estabelecida, com Bon Scott nos vocais, Mark Evans no baixo e Phil Rudd na bateria. Mais tarde naquele ano eles lançaram o single “It’s a Long Way to the Top (If You Wanna Rock ‘n’ Roll)”, que se tornou o hino do rock para eles. A música foi incluída em seu segundo álbum, T.N.T., que foi lançado apenas na Austrália e na Nova Zelândia. No álbum tinha outra música clássica, “High Voltage”.

Bon Scott

Sucesso Internacional:

Em 1976, a banda assinou com a Atlantic Records, e fez turnê por toda a Europa. Eles ganharam muita experiência abrindos shows do Black Sabbath, Aerosmith, Kiss, Styx e Blue Öyster Cult, e tocando ao lado do Cheap Trick.

O primeiro álbum do AC/DC que teve lançamento internacional foi uma compilação lançada em 1976 com faixas do: High Voltage e do T.N.T., o álbum vendeu 3 milhões de cópias no mundo. Na seleção das faixas, foram incluídas apenas duas músicas do primeiro álbum. O próximo álbum da banda, Dirty Deeds Done Dirt Cheap, foi lançado nas versões australiana e internacional.

A primeira exibição do AC/DC nos Estados Unidos foi em Michigan, numa estação de rádio em 1977. O dono da estação, Peter C. Cavanaugh, reservou para a banda uma apresentação no Flint’s Capitol Theater. AC/DC abriu com a famosa música “Live Wire” e fecharam com “It’s a Long Way to the Top (If You Wanna Rock ‘n’ Roll)”.

O grande avanço na carreira da banda veio na colaboração com o produtor Robert Lange no sexto álbum: Highway to Hell, lançado em 1979. Foi o último álbum do AC/DC com Bon Scott nos vocais. Foi o primeiro álbum do AC/DC a entrar no Top 100 Americano, alcançando o 17º lugar.

Ac/Dc

A Morte de Scott:

No dia 19 de fevereiro de 1980, Bon Scott passou a noite inteira bebendo em Londres. Na manhã seguinte, Alistair Kinnear (um conhecido de Scott) o levou para o hospital em Camberwell. Scott foi declarado morto quando chegou ao hospital.

Aspiração pulmonar de vômito foi a causa da morte de Bon. No documento oficial de sua morte está listado como “intoxicação por álcool” e “morte por desventura“.

A era de Brian Johnson:

Após a morte de Bon Scott, a banda estava pensando em desistir, no entanto, Scott teria desejado que o AC/DC continuasse. Vários vocalistas foram citados para substituir Scott, incluindo Buzz Shearman, ex-vocalista do Moxy e Terry Slesser, ex-vocalista do Back Street Crawler. Os membros do AC/DC finalmente decidiram que o novo vocalista seria Brian Johnson, ex-Geordie.

Com Brian Johnson a banda terminou de compor as músicas para o álbum Back in Black. A gravação ocorreu no Compass Point Studios em Bahamas, poucos meses após a morte de Scott. Back in Black foi produzido por Mutt Lange e gravado por Tony Platt, se tornando o álbum mais vendido da carreira de ambos. O álbum inclui hits como “Hells Bells”, “You Shook Me All Night Long”, “Shoot to Thrill” e “Back in Black”. O álbum recebeu certificação platina um ano após o seu lançamento, e em 2006 o álbum alcançou a marca de 22 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos.[13] O álbum alcançou o primeiro lugar no Reino Unido e o quarto nos Estados Unidos, onde ficou 131 semanas no Top 10.[26] Back in Black é o 5º álbum mais vendido de todos os tempos nos Estados Unidos.

O próximo álbum, For Those About to Rock We Salute You, foi lançado em 1981, vendeu bem e recebeu críticas positivas. As faixas “Let’s Get It Up” e “For Those About to Rock (We Salute You)”, alcançaram o 13º e 15º lugar no Reino Unido respectivamente.

“Hoje, AC/DC é reconhecido pelo mundo todo e mais um pouco”; todo Rockeiro que se preze gosta de algumas das ótimas faixas desta Grandiosa banda…

AC-DC

ATENÇÃO: Obviamente não tem como por a história inteira da banda em uma postagem só, então nós do N.2.A.0 decidimos fazer um pequeno resumo.
Esperamos que Gostem!

Discografia:

  • High Voltage (1975)
  • T.N.T. (1975)
  • High Voltage (1976)
  • Dirty Deeds Done Dirt Cheap (1976)
  • Let There Be Rock (1977)
  • Powerage (1978)
  • Highway to Hell (1979)
  • Back in Black (1980)
  • For Those About to Rock (We Salute You) (1981)
  • Flick of the Switch (1983)
  • Fly on the Wall(1985)
  • Who Made Who (1986)
  • Blow Up Your Video (1987)
  • The Razors Edge (1990)
  • Ballbreaker (1995)
  • Stiff Upper Lip (2000)
  • Black Ice (2008)

Algumas Faixas:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s